CANÁRIOS DE PORTE
O QUE SÃO ?
Os canários de porte também são conhecidos por canários de forma e posição. Sabe-se que em 1850 já existiam muitas raças de porte, porque várias regiões em Inglaterra se dedicavam à selecção de novas variedades.
BORDER
O Border Fancy provavelmente surgiu a partir de cruzamentos entre o Norwich, Yorkshire e Harz.
Através de selecção e outras melhorias, o pequeno e longo Border (14 a 15 cm) com quase nenhum volume, tem evoluído para o modelo que é hoje.
O Border era conhecido como Common Canary na Escócia, muito antes de Cumberland Fancy tal como era conhecido em Inglaterra.
Provavelmente a Inglaterra introduziu o Border, em primeiro lugar. Esses pássaros foram mostrados como os Common Canary na Escócia e como os Cumberland Fancy em Inglaterra. No entanto, ambos os países afirmavam que eles eram a “terra de origem”. Após uma série de discussões sobre o assunto, Thomas Arlot de Hawich enviou uma carta a todos os clubes de pássaros conhecidos em 1890 para marcar uma reunião para chegar a acordo sobre o assunto. Uma grande delegação reuniu-se em 5 de Julho de 1890 para uma votação final sobre uma mudança de nome. Tanto o Common Canary a partir da Escócia e o Cumberland Fancy da Inglaterra mudaram para um nome: O Canário Border Fancy.
Um novo Border Fancy Canary Club foi formado e um modelo padrão podia agora ser escolhido. Isso foi feito em 1891, numa reunião em Longhorn. Após 10 anos, em 1901, o factor vermelho reforçado no Border Fancy era proibido e o standard era ainda mais evoluído. Tudo excepto a postura, porque esta era já um padrão com um valor entre 45 e 60 graus.
O standard feito pelo Sr. H. Norman foi escolhido como padrão em 1930 e foi considerado como tal até 1967.
Havia também criadores e organizações que gostariam de mudar o modelo padrão para os seus próprios gostos e preferências. O que ocorreu em 2004 ou 2005. O desenho de Phil Warne’s Border Fancy foi alterado pela COM em 1999 em Paris. Na Border Convention, em 2003, 12 standard’s foram apresentados. O standard foi escolhido em 2005.
Fonte: Canários Border Fancy As minhas "Pequenas Jóias, 03/02/208
DESCRIÇÃO
As características principais dos canários destas raças relacionam-se com a configuração do corpo e a posição que assumem no poleiro.
CRESTED
O Crested tem a sua origem em Inglaterra no séc. XIX, por seleção do cruzamento do Lancashire com Norwich. Esta raça, é composta por canários com e sem poupa sendo os de poupa chamados de Crested e os sem poupa chamados de Crestedbred.
O Crested é um canário com poupa a qual deve ser o mais redonda possível repartida em torno de um pequeno ponto central, com penas longas, largas que cubram os olhos e parte do bico e nuca.
O Crestedbred é um canário que deve possuir uma cabeça redonda e larga em todos os sentidos. As sobrancelhas, devem ser cheias e tombantes ou caídas.
Nesta raça de canários o item mais importante do standard é precisamente a cabeça que vale 50% da pontuação total do standard. O corpo deverá ter a forma cilíndrica, (forma do D. Fafe) sem ser arredondado, com o peito bem cheio, devendo o seu tamanho ser no mínimo de 17 cm.
Fonte: GONÇALVES MANUEL J. 1994, Guia Moderno da Canaricultura, Editorial Presença. Lisboa.
Fonte: AZEVEDO NERY D'. 1997. Manual técnico e de julgamento dos canários de porte, Edição de Autor, Lisboa.
Fonte: AZEVEDO NERY D'. 1997. "Manual técnico e de julgamento dos canários de porte", Edição de Autor, Lisboa.